Os 100 anos de Lina Bo Bardi em exposição

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

No ano do centenário da brilhante arquiteta nascida em Roma e naturalizada brasileira, o Museu da Casa Brasileira (MCB) lhe presta uma homenagem: a mostra “Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”. Em destaque, a influência da cultura popular brasileira em seu trabalho e seu legado para a museografia nacional. “Reunimos as exposições que ela desenhou, curou e realizou”, explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB e curador da mostra.

image-8

A exibição traz desenhos, cartazes e fotos originais de mostras realizadas por Lina Bo Bardi, além de seis exemplares dos famosos cavaletes de vidro criados pela arquiteta. A partir da pesquisa feita em documentos e fotografias, e da construção de maquetes e expositores em escala, foram montadas ambientações que transformam as salas do MCB em modelos aproximados de exposições como “Caipiras, capiaus: pau-a-pique”, “Bahia no Ibirapuera”, além das pinacotecas do MASP 7 de abril e MASP Paulista. Além disso, será possível ver cinco entrevistas em vídeo feitas com personagens que interagiram profissionalmente com Lina na realização de sua obra ou através dela, assim como três projeções de filmes de época sobre a Pinacoteca do MASP e sobre as exposições “Design no Brasil: história e realidade” e “Caipiras, capiaus: pau-a-pique”.

image-11

image-7

As inovações propostas por Lina vão muito além da arquitetura, sua área de formação: ela mostrou que era possível expor fora do ambiente museológico com um caráter mais comercial, elaborou exposições para o Museu de Arte de São Paulo que foram uma verdadeira revolução museográfica e propôs grandes painéis sobre design e cultura do cotidiano no SESC Pompeia, na capital paulista.

image-10

“Lina Bo Bardi soube, sem preconceitos, apontar as possibilidades de construção de uma identidade para o design nacional”, diz Miriam Lerner, diretora geral do museu. Só por isto e por seus esforços para trazer a arte para dentro do nosso dia-a-dia, Lina já mereceria muitas homenagens.

image-15

image-17

image-18

 Serviço:

Exposição “Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi”

Local: Museu da Casa Brasileira – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo

Data: de 19 de agosto até 09 de novembro de 2014

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Fone: 11 3032-3727

Ingressos: R$ 4. Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados

mcb.org.br