As lições mais importantes da Expo Arquitetura Sustentável

Ouça abaixo a matéria que foi ao ar no rádio ou clique aqui para fazer o donwload:

 

Aconteceu na semana passada, em São Paulo, a Expo Arquitetura Sustentável, lembra que a gente falou dela aqui?

O objetivo do evento era discutir as questões de sustentabilidade no mundo atual, com foco no território brasileiro. Para isso, várias empresas apresentaram seus lançamentos nessa área e a programação de palestras foi intensa. E o melhor: todas estavam lotadas. Não por acaso: o assunto é emergencial.

Quatro assuntos dominaram as conversas – oficiais e de bastidores – da feira: primeiro, é claro, a necessidade de poupar os recursos naturais que geram energia elétrica e nos fornecem água.

Depois, veio a questão da certificação de uma arquitetura verde: os selos tornam identificáveis projetos amigos do meio-ambiente. Inclusive, algumas prefeituras pensam em dar descontos nos impostos para edifícios credenciados como sustentáveis.

Mas, no evento, surgiu um debate muito interessante: não adianta a gente ter projetos verdes de grandes empresas e escritórios se quem vive nestes prédios não tem um comportamento consciente no dia-a-dia. É aí que as nossas pequenas atitudes entram. Elas parecem simples, mas fazem toda a diferença para o mundo onde queremos viver. Essa conscientização é fundamental e aqui no Living Design sempre damos dicas de como você pode aplicar isso na sua decoração.

Veja, por exemplo, alguns lançamentos verdes que conhecemos na feira:

Living Design - Sistema hidromodular para telhado, da EcoTelhado
Sistema hidromodular para telhado, da EcoTelhado

 

Living Design - Compostura para reciclagem de resíduos orgânicos, da Trasix
Compostura para reciclagem de resíduos orgânicos, da Trasix
Living Design - Argila expandida para proteção solar, da Cinexpan
Argila expandida para proteção solar, da Cinexpan