Top 9 igrejas com arquiteturas que impressionam

Será que existe um templo ideal para cultivar a espiritualidade? Graças ao esforço de arquitetos criativos, existem diversas igrejas pelo mundo com arquiteturas que impressionam e fogem do comum. Nelas, a escuridão do período gótico e os detalhes do barroco passam longe.

As igrejas do século 21 trazem novas formas de experimentar o sagrado, mas ainda assim apresentam algumas regras. No caso das católicas, elas devem ter, por exemplo, nave única, ausência de capelas laterais e o altar destacado da parede do fundo. Seja qual for o design, esses templos religiosos são construídos para aguçar nossos sentido e trazer paz e tranquilidade.

Separamos 9 igrejas com arquiteturas que impressionam. Confira a seguir e conte para a gente qual é a sua favorita:

1. Igreja Seashore, em Qinhuangdao, na China

Igreja Seashore, em Qinhuangdao, na China

Igreja Seashore, em Qinhuangdao, na China

Projeto do escritório chinês Vector Architects, esse edifício mistura o tradicional com o futurístico. Tudo isso com vista para o mar.

2. Igreja de Valleacerón, na Espanha

 Igreja de Valleacerón, na Espanha

 Igreja de Valleacerón, na Espanha

Elaborado pelo escritório espanhol S.M.A.O., o templo levou em sua constrção apenas concreto e vidro. Nele, há poucos adornos e símbolos religiosos. Com exceção de lâmpada, não há fontes de luz artificial, privilegiando a iluminação natural.

3. Igreja Paroquial de Monterrey, no México

Igreja Paroquial de Monterrey, no México

Igreja Paroquial de Monterrey, no México

Com arquitetura contemporânea, a igreja abriga até 350 pessoas. Tanto o exterior quanto o interior foram feitos pelo estúdio espanhol Moneo Brock. Destaque para a cruz formada a partir de luzes e sombras.

4. Igreja Shonan, em Kanagawa, no Japão

Igreja Shonan, em Kanagawa, no Japão

Igreja Shonan, em Kanagawa, no Japão

O projeto é de autoria do arquiteto japonês Takeshi Hosaka e foca na simplicidade e estrutura do concreto. A edificação foi desenhada para ser o local perfeito para a contemplação. Por isso, não produz eco e tem uma acústica ideal para o canto religioso.

5. Igreja Doorkijkkerk, em Borgloon, na Bélgica

Igreja Doorkijkkerk, em Borgloon, na Bélgica

Igreja Doorkijkkerk, em Borgloon, na Bélgica

Projetada pelo estúdio belga Gijs Van Vaerenbergh, a estrutura vazada de 10 metros de altura é feita de aço. Trata-se de uma obra de arte que busca causar reflexão sobre as igrejas abandonadas da região.

6. Igreja RW, Seul, na Coreia do Sul

Igreja RW, Seul, na Coreia do Sul

Igreja RW, Seul, na Coreia do Sul

A capela de concreto é de autoria do estúdio coreano Nameless. A ideia foi criar uma sensação de paz adicionando uma inclinação no seu interior que evoca o sentimento de assistir a um culto em uma colina.

7. Igreja New Våler, em Hedmark, na Noruega

Igreja New Våler, em Hedmark, na Noruega

Igreja New Våler, em Hedmark, na Noruega

O prédio projetado pelo escritório norueguês Espen Survenik substitui a igreja original da comunidade, que queimou em 2009. Sua estrutura recorda a capela que havia lá antes e é feita inteiramente de pinho e vidoeiro, ambas árvores nativas. No interior, lâmpadas penduradas no teto embelezam o ambiente.

8. Igreja Santa Monica, em Madrid, na Espanha

Igreja Santa Monica, em Madrid, na Espanha

Igreja Santa Monica, em Madrid, na Espanha

Com fachada heterogênea, a capela abriga um espaço para administração, outro para a catequese e um terceira que funciona como residência para padres. O local ainda leva diversas obras de arte contemporâneas feitas por artistas da região.

9. Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, em Baranzate, na Itália

Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, em Baranzate, na Itália

Igreja da Nossa Senhora da Misericórdia, em Baranzate, na Itália

Construída em 1958 pelos arquitetos Angelo Mangiarotti, Bruno Morassutti e Aldo favini, essa edificação é um exemplo da arquitetura moderna italiana. Foi restaurada recentemente, em 2013, e leva em sua composição aço e concreto.